O Município de Machico tem vindo a apostar na interação digital com os diversos grupos de atuação municipal, no sentido de acompanhar as necessidades e tendências da sociedade civil.

O Ecos Machico garante uma presença na internet na comunicação efetuada em prol dos serviços ambientais prestados ao Concelho bem como na promoção que é feita dos projetos que salvaguardam uma postura e atenção relativamente à sustentabilidade do território.

A presença na internet vem fundamentar a aposta já efetuada na modernização administrativa levada a cabo pelo atual Executivo, designadamente através do lançamento do portal afeto à promoção territorial do concelho de Machico (www.visitmachico.com), sendo o ECOS Machico, a continuidade assente na lógica de divulgação informativa, interação com os munícipes e desmaterialização de processos através da área Ambiente Online.

IPIC - Índice de Presença na Internet

O Índice de Presença na Internet é um dos principais indicadores que permite avaliar o contexto de proximidade digital entre a atividade municipal e os cidadãos, empresas e governação.

A definição dos pressupostos da Presença no Internet tem por base o trabalho bianual realizado e publicado pela Gávea – Observatório da Sociedade da Informação da Universidade do Minho, assente no seguimento da resolução do Conselho de Ministros n.º 22/2001, de 27 de fevereiro, materializado na publicação de relatórios periódicos de um dos mais importantes índices de performance municipal, designado por IPIC - Índice de Presença na Internet das Câmara Municipais.

O IPIC é constituído por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões que avaliam a performance municipal ao nível das ferramentas digitais, designadamente:

O Machico Digital vem globalizar o universo digital do Município de Machico e sedimentar a posição da Câmara Municipal de Machico em torno da modernização administrativa e proximidade com os cidadão, melhorando para uma presença efetiva do concelho de Machico na Internet.

Machico Digital