Ferramentas de acessibilidade

LogoMachico
Informação: Mosquito do Dengue

A Câmara Municipal de Machico vem mais uma vez pedir a atenção da população para a prevenção do mosquito do dengue.

As recolhas semanais das armadilhas têm evidenciado a presença deste inseto no Concelho de Machico pelo que é importante Prevenir, Reconhecer e Eliminar (PRE).

Para mais informação leia as sugestões da Direção Regional de Saúde da RAM ou consulte o link abaixo:

- Prevenir as Picadas

- Usar roupa que cubra a maior parte do corpo;

- Aplicar repelente na pele exposta;

- Colocar redes mosquiteiras nas portas e janelas.

- Reconhecer o Aedes aegypti

O mosquito adulto é pequeno (0,5cm a 1cm), de cor preta, com riscas brancas espalhadas pelo corpo, incluindo nas patas.

Voa baixo e pica durante o dia, em especial ao amanhecer e ao anoitecer.

A fêmea alimenta-se de sangue para a maturação dos ovos que são depositados em pequenas coleções de água, onde se desenvolvem as suas larvas e posteriormente as pupas.

Eliminar os Criadouros

Retirar recipientes que possam acumular água, como jarras, pratos dos vasos de flores, piscinas pequenas, lixo, pneus e outros pequenos coletores.

Lavar caleiras, jarras e bebedouros de animais frequentemente.

Desentupir e lavar sarjetas que acumulem água.

 

Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui