A Câmara Municipal de Machico tem nos últimos anos apoiado a problemática referente aos animais errantes do concelho de Machico.

Para o efeito, a Autarquia conta com um funcionário a tempo inteiro adstrito ao Centro de Abrigo Animal, local onde os animais são tratados, alimentados e acompanhados por diversas instituições na área da veterinária e do associativismo de proteção animal, tendo em vista garantir condições mínimas para os animais abandonados no Concelho.

O objetivo passa pelo tratamento dos animais de modo a salvaguardar a saúde pública, munindo de condições que permitem aos cidadãos a adoção dos animais.

Fruto igualmente de uma doação de um terreno efetuada por um munícipe, a Câmara Municipal de Machico tem projeto que visa a construção de um Centro de Recolha Oficial para os animais errantes do concelho de Machico.

Abrigo Animal Municipal
Programa RED - Recolha, Esterilização e Devolução

Enquadrada no contexto da Convenção Europeia para a Proteção dos Animais de Companhia e da Resolução da Assembleia da República n.º 69/2011, de 4 de Abril, que consiste em recolher os animais abandonados, esterilizá-los e devolvê-los ao meio onde se encontram e onde recebem cuidados da comunidade local, o Município de Machico decidiu desenvolver o programa RED com o objetivo de evitar que os animais abandonados se reproduzam descontroladamente passando a constituir um problema de segurança e saúde pública.

Por outro lado a Autarquia pretende evitar a institucionalização de animais de companhia em canis ou gatis onde muitos passam o resto das suas vidas enjaulados, e onde alguns encontram a morte necessária para manter o canil com capacidade de receber novos animais.

No âmbito da adoção desta política, a Câmara Municipal de Machico associou-se já à Associação AMAW – Madeira Animal Welfare com a qual celebrou um protocolo para a esterilização de cães e gatos abandonados.

No âmbito desse protocolo foram adotadas várias medidas de apoio à causa, designadamente:

  • Foram ultrapassadas 500 esterilizações de cães e gatos, desde 2013;
  • Despesas médico-veterinárias com alimentação animal em cerca de 50 mil euros;
  • Construção do abrigo com celas adequadas investindo-se em cerca de 8 mil euros;
  • Vacinação antirrábica, identificação eletrónica (chipagem) e registo dos animais, em mais de 400 animais com um custo global de 10 mil euros;
  • Cheque veterinário e a doação de alimentos, destinado aos cidadãos carenciados, com animais à sua guarda;
  • Apoio com o transporte dos animais para esterilização, para quem não tem essa possibilidade;
  • Empréstimo de caixas para cães e gatos, para fins médico-veterinários
  • Realização do I Dogtrail com o intuito de sensibilizar para a causa animal;
  • Inúmeras as ações de promoção à adoção realizadas de forma regular, contando com a participação da GNR, veterinários da VetFunchal e da Dogtel;
  • No âmbito das ações de recolha de alimentos para animais, foram conseguidas cerca de 1 tonelada, doados pelos cidadãos e pelas cadeias de supermercados;
  • Foi dada formação aos bombeiros municipais para captura de animais errantes e neste contexto foram adquiridas pela Câmara material para esse efeito
Conta Solidária - Causa Animal

O Município de Machico, no âmbito da promoção da Causa Animal no Concelho, disponibiliza a partir de agora, um NIB para donativos, através da criação de uma Conta Solidária para apoiar os animais.

NIB – 0035 0420 0001 9890 1306 7

BancoAlimentarAnimal_EcosMachico_CMM

#Saúde Pública

19 maio

Vacinação antirrábica em Machico: primeira fase realiazada.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA E DE IDENTIFICAÇÃO ELETRÓNICA - ANO 2019

A Causa Animal é para a Câmara Municipal de Machico uma importante área de atuação no âmbito da Saúde Pública do Concelho.

No seguimento do protocolo assinado para a vacinação animal,...

15 maio

Língua azul ou febre catarral ovina: saúde pública

Língua azul ou febre catarral ovina: esclarecimento do Diretor Geral de Alimentação e Veterinária

A língua azul ou febre catarral ovina é uma doença epizoótica de etiologia viral que afeta os ruminantes, com transmissão vetorial, incluída na lista de doenças de declaração obrigatória nacional e europeia e na lista da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

As medidas de combate à doença estão definidas no Decreto-Lei n.º 146/2002, de 21 de ma...

13 maio

Doença de Newcastel: saúde pública

DOENÇA DE NEWCASTLE: esclarecimento do Diretor Geral de Alimentação e Veterinária

A Doença de Newcastle também conhecida por Pseudopeste Aviária ou Pneumoencefalite Aviária é uma doença epizoótica, de etiologia vírica, incluída na lista de doenças de declaração obrigatória nacional e Europeia e no código zoo-sanitário internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A Doença de Newcastle afeta todas as espécies avícolas com especial i...

10 maio

Campanha de vacinação antirrábica em Machico: 2019

A Câmara Municipal de Machico, no seguimento do protocolo assinado para a vacinação animal, informa que estão abertas as inscrições para a Campanha de vacinação antirrábica e de identificação eletrónica para o ano 2019.

As mesmas irão ocorrer no Quartel dos Bombeiros Municipais de Machico.

2 maio

Recolha de alimentos para animais: banco solidário

Banco Solidário Animal: Machico apoia uma vez mais a Recolha Nacional de Alimentos para os Animais.

No próximo fim de semana, dia 4 e 5 de maio, o Banco Solidário Animal irá fazer uma recolha de alimentos, a nível nacional, nas Lojas Continente e Continente Bom Dia.

Também no fim de semana seguinte, dia 11 e 12 de maio, a campanha encontrar-se-á ativa nas Lojas Continente Modelo.

A iniciativa pretende angariar alimentos para os animais a...

11 Fev.

Monitorização do mosquito Aedes aegypti

A Câmara Municipal de Machico está a proceder com a monitorização do mosquito Aedes aegypti, desenvolvendo armadilhas para a captura de ovos de mosquito.

É importante que a população local esteja atenta aos sinais de proliferação deste tipo de mosquito de forma a que conjuntamente, possamos eliminar a sua propagação.

Solicitamos assim que todos os municípes colaborem e assim que encontrarem algum mosquito que se identif...

3 Out.

Dia Mundial do Animal - Abrigo Municipal de Machico

Câmara Municipal de Machico assinala o Dia do Animal.

No âmbito do Dia Mundial do Animal, que se comemora no dia 4 de outubro, a Câmara Municipal de Machico, numa acção de sensibilização, convidou os alunos do Anexo da Ribeira Seca, da Escola Engenheiro Luís Santos Costa, para no dia 3 de outubro, visitarem o Abrigo Municipal.

O intuito desta acção foi promover a aproximação dos alunos para causas como a dos animais errantes, de forma a impedir ...

14 Set.

Balcão de Apoio ao Abrigo Municipal: Causa Animal

A Câmara Municipal de Machico dispõe do Balcão de Apoio ao Abrigo Municipal.

Através do Balcão de Apoio ao Abrigo Municipal de Machico pode efetuar os seguintes pedidos:

Pedidos de adoção; Pedidos de estrilização; Donativos ao Banco Alimentar Animal; Inscrição como Família de Acolhimento Temporário; Pedido de Apradrinhamento Animal; Pedido de Voluntariado para a Causa An...

30 Ago.

Campanha de Vacinação: Abrigo Animal de Machico

A Câmara Municipal de Machico, no seguimento do protocolo assinado para a vacinação animal, informa que estão em abertas as inscrições para a Campanha de Vacinação: Abrigo Animal de Machico.

A Campanha Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica 2018 está marcada para os seguintes dias:

04 de Agosto 18 de Agosto 01 de Setembro

Faça a sua inscrição

Aguardamos por si...

12 Jul.

Um Dia Pela Vida + Campanha de Adoção

Um Dia Pela Vida + Campanha de Adoção

No próximo dia 14 de julho tem lugar no Largo da Praça, a Festa de Encerramento do Projeto Um Dia Pela Vida.

Em paralelo, a Câmara Municipal de Machico promove uma campanha de adoção animal que irá decorrer no jardim do Forte Nossa Senhora do Amparo.

15 Dez.

Campanha de Adoção: SOS Animal

Banco Solidário Animal: Machico apoia!

A Câmara Municipal de Machico informa que no próximo domingo, dia 17 de dezembro, entre às 15h e 18h, a Câmara Municipal de Machico, leva à efeito mais uma campanha de adoção, que terá lugar no Largo da Igreja.

JUnte-se a NÓS!

...