Categoria: Todas as categorias
Mês: Maio
Ano: 2019

Desde 2016 que a Praia da Ribeira do Natal da freguesia do Caniçal a Bandeira de Ouro da Associação Quercus, atestando a sua qualidade da água. Em 2019, será galardoada com o reconhecimento da Bandeira Azul da ABAE.

Toda a extensão da praia é acompanhada pela promenade do Caniçal e possui algumas infraestruturas como espreguiçadeiras e guarda-sóis fixos, vigilância durante a época balnear, um bar de apoio e parque de estacionamento que aliado ao acesso livre, tornam esta pequena enseada num verdadeiro paraíso.

Uma excelente sugestão para todos os banhistas uma vez que se aproxima o tempo de verão.

A Câmara Municipal de Machico tem vindo a acompanhar as temáticas anuais lançadas pelo projeto Bandeira Azul da ABAE - Associação Bandeira Azul. O tema para o ano de 2019 é DO RIO AO MAR SEM LIXO!, que de acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra.

O plástico é o principal lixo marinho dos oceanos que tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos. O lixo pode ser transportado pelas correntes dos oceanos, desde a sua origem até longas distâncias, e pode ser encontrado em todos os compartimentos marinhos, mesmo em zonas remotas, tais como ilhas desertas no meio do oceano ou no mar profundo. O lixo marinho tem uma vasta e adversa gama de impactos, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e de saúde.

Em 2019, o desafio do Programa Bandeira Azul é continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar.

A Câmara Municipal de Machico estará, como sempre, a desenvolver programas e parcerias no sentido de colaborar e envolver a população local para a problemática em questão, em prol de um concelho mais limpo, sustentável e amigo do Planeta!

Contamos com a colaboração dos munícipes, empresas e demais agentes para tornar o concelho de Machico ainda mais numa referência na educação ambiental.

BandeiraAzul-EcosMachico_Tema2019